A Síndrome do Túnel do Carpo pode afetar até 4% da população mundial. A boa notícia é que a Medicina Intervencionista pode ajudar a aliviar os sintomas de dor causados por essa patologia.
O que é a síndrome do túnel do carpo?
Essa síndrome se desenvolve por causa da pressão sobre o nervo mediano quando ele passa por um “túnel” no punho até chegar à ponta dos dedos. A causa principal é a lesão por esforços repetitivos, como o manuseio de ferramentas, digitar e tocar instrumentos musicais. Mas pode ter relação ainda com causas traumáticas, hormonais e até mesmo tumores.
Sintomas
A Síndrome do Túnel do Carpo é acompanhada de sensações estranhas na região do punho e mão, como dormência e formigamento, que podem afetar os dedos. Há ainda o risco de uma dor latente e sensação de queimação durante a noite, além da perda da força muscular.
Tratamento intervencionista
Quando o tratamento conservador não apresenta a melhora desejada no paciente, é possível acelerar a recuperação com procedimentos da Medicina Intervencionista da Dor, como a infiltração guiada por ultrassonografia.
Ou seja: com imagem em tempo real do aparelho de ultrassom, o médico irá inserir uma agulha no local desejado para aplicar a medicação e aliviar os sintomas da dor provocada pela patologia.
Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.