Além do diagnóstico e tratamento de diversos tipos de doenças, a medicina intervencionista tem importante atuação no manejo e controle de diferentes dores, como as crônicas. Mas antes de falar sobre as possibilidades de tratamentos, é importante o que caracteriza as dores crônicas
O que são dores crônicas?
Dores crônicas são aquelas duradouras, quando o desconforto dura três ou mais meses – de forma contínua ou intermitente. Elas podem acontecer em praticamente todas as partes do corpo, e a possibilidade de tratamento varia conforme o diagnóstico.
Por meio de exames de imagens (ultrassom, raio-x ou tomografia, por exemplo) é possível saber se a dor tem uma origem física. A partir disso a medicina intervencionista oferece diferentes possibilidades de tratamentos.
Como tratar dores crônica com a radiologia intervencionista?
Entre os principais procedimentos estão os bloqueios anestésicos, os diferentes tipos de ablação, a neurólise de plexos nervosos, as infiltrações guiadas por imagem, tratamento por radiofrequência entre outros. Todos esses métodos são realizados com imagens em tempo real do interior do organismo e geralmente são realizados em caráter ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação!
Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.