Embolização de hemoptise

Hemoptise é o termo médico relacionado a hemorragias nas vias aéreas e que é expelido através da tosse. Existem diversas causas de hemoptise, como por exemplo: câncer de pulmão, bronquite, bronquiectasias, tuberculose, pneumonias fúngicas, tromboembolismo, malformações artério-venosas, aneurismas, fístulas arterio-venosas, doenças reumatológicas, entre outras.

Em grande parte dos casos a hemoptise é auto-limitada, ou seja, cessa espontaneamente ou com medidas clínicas. Entretanto, em algumas situações pode ser necessário um procedimento de Embolização para cessar o sangramento.

Como é realizado este procedimento?

A embolização pulmonar é realizada durante um procedimento de arteriografia por meio de cateterismo. Trata-se de um procedimento moderno, com utilização de recursos tecnológicos que permitem que a técnica seja realizada com apenas um pequeno furinho na virilha ou no punho.

Após ter sido feita a punção, um pequeno cateter é introduzido por meio desse furinho, de forma indolor, e a partir desse cateter um outro cateter milimétrico é posicionado até as artérias que se encontram alteradas. Em seguida, um material embolizante é introduzido no interior desses vasos, a fim de obstruir o seu fluxo sanguíneo. Com isso há uma redução do fluxo sanguíneo na área sangrante, melhorando a hemoptise.

Existem riscos relacionados a esse tipo de procedimento?

Todo procedimento médico contempla alguns riscos. Entretanto, de modo geral, os métodos intervencionistas são aqueles que apresentam os menores índices de complicações. Dos riscos possíveis, os principais são observados no local da punção na virilha ou no punho, como por exemplo dor e hematoma. Outros efeitos colaterais brandos como náuseas, dor local e febre podem ser esperados no primeiro dia após o procedimento. Raramente pode ocorrer embolizações de órgãos vizinhos. Os médicos do Dica Médica tomam todo o cuidado para a prevenção e tratamento destas possíveis complicações, realizando os procedimento sempre em ambiente seguro, com técnicas reconhecidas por literaturas científicas.

Agende sua consulta

Preencha seus dados para ser encaminhado ao nosso atendimento.
Esperamos poder ajudá-lo!

👋 Olá, como posso ajudar?