Bloqueio do nervo pudendo para dores na pelve

A Medicina Intervencionista é uma ferramenta muito valiosa no tratamento de determinadas dores. Um bom exemplo é a neuralgia do pudendo, desconforto que se manifesta em homens e mulheres na região da pelve.

Causa da dor no nervo pudendo

Quando há a compressão deste nervo por algum fator (quedas, infecções, parto normal e até exercícios físicos como o ciclismo), a pessoa pode sentir dores frequentes, incômodos e formigamentos na virilha, na parte inferior dos glúteos e nas regiões genitais.

Como é o procedimento

O médico intervencionista pode fazer o diagnóstico e tratamento destes casos por meio de uma técnica chamada de bloqueio. Com a inserção de uma pequena agulha (guiada por imagens em tempo real), é possível aplicar substâncias anestésicas neste nervo, que irão desativar a sua sensibilidade permanentemente ou temporariamente, acabando com a dor. Em alguns casos em que a dor persiste, o procedimento pode ser feito por neuromodulação com uso de radiofrequência ou mesmo com neuroestimuladores.

Pós-procedimento

O paciente é liberado logo após o procedimento, que é feito em consultório e sem a necessidade de anestesia.

Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

17 respostas

  1. Boa noite. Eu sofro MUITO com essa condição há 4 anos. Sobrevivo a base de opiodes
    Adesivos. Gostaria muito de auxilio. Sou de Sao Paulo/SP. Tem algum medico de voces aqui? Caso negativo, onde tem? Viajo ate pra lua para tratar isso de alguma forma. Desculpa o exagero é que ja tenho depressão grave por conta desse problema. É muito sofrimento mesmo. Obrigado.

  2. Boa tarde meu marido está com esse problema nervo pudendo,já fez 2 infiltração em ambos os lados não teve melhora ,e agora? Existe uma cirurgia para isto? Moramos no RS como fazer para consultar com vocês? Ele já está começando a deprimir ,um ano sofrendo tem 61 anos.obrigada

  3. Boa noite Sr. Hilton, tudo bem? No site o senhor pode encontrar os médicos especialistas Dr. Bruno Miranda e Dr. Vinícius que realizam esses procedimentos em SC, SP e RJ.

  4. Boa tarde! Eu sofri muito com neuralgia do nervo pudendo, depois de uma queda. Seis anos depois, engravidei e melhorei quase totalmente. Sinto, às vezes, incômodos leves, que logo passam. Fico pensando que os hormônios da gravidez ou o tempo mesmo que falam que o nervo leva pra melhorar, foi o aconteceu comigo. Agora precisarei tirar os ovários e morro de medo de voltar a ter essa dor tão limitante. Existe alguma relação com a falta de hormônios? Se eu fizer reposição hormonal resolve? Já fui autorizada a fazer a reposição porque, apesar de ter a mutação BRCA1, não tive a doença e já fiz a cirurgia redutora de risco das mamas.
    São muitas coisas, mas essa dor do pudendo me apavora.
    Agradeço desde já a atenção

  5. Boa tarde Sr. Alexandre!
    Infelizmente ainda não temos nenhum médico parceiro especialista atuante no RJ.

  6. Bom dia Sr. Luiz, tudo bem? O bloqueio quando eficaz fornece melhora imediata das dores, pois é injetado um líquido anestésico. Esse procedimento pode ser realizado com o objetivo de “teste” para saber se realmente a causa da sua dor é esse nervo ou ponto gatilho. Se com o bloqueio a dor melhorou (mesmo que por pouco tempo) provavelmente sua dor tem origem nesse ponto. Caso não tenha tido melhora provavelmente a sua dor não é originária desse problema ou então o bloqueio não foi realizado de forma correta. Para mais dúvidas entre em contato conosco via whatsapp que agendaremos um médico especialista para o senhor.

  7. Dr.
    Foi feito o bloqueio e 5 ou 6 pontos do gluteo e perineo
    Quanto tempo , após o procedimento é necessário para o efeito do bloqueio aliviar as dores?

  8. Olá Rosana, tudo bem? Ficaremos muito felizes em poder lhe ajudar. Se a senhora puder entre em contato conosco pelo Whatsapp que iremos fazer de tudo para encontrar um especialista que possa lhe atender o mais breve possível.

  9. Estou sofrendo desde julho 2022 com nervo pudendo ( órgão genital ) fiz tratamento com ortopedista e não melhorei não estou conseguindo médico na minha região que saibam fazer o bloqueio . Tenho plano de saúde petrobras e Unimed . Preciso de ajuda .

  10. Bom dia Sra. Maria,
    O melhor exame para diagnosticar se suas queixas são relacionadas ao nervo pudendo é o exame físico.
    Os exames de radiologia (ultrassonografia e ressonância) servem mais para afastar outras possíveis causas.
    Seria interessante a senhora consultar um médico especialista.
    Ficamos à disposição.

  11. Ola dr…
    Cerca de um ano eu cai…e tbem tive o intestino muito preso oque veio a provocar dor no nervo do pudendo e no perineo..
    Ja fui em 2 ortopedistas que nao souberam diagnosticar e 1 Neuro.
    Qual sao os exames que podem ser realizados pra diagonsticar se e nervo do pudendo? Me ajude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados