Conheça os tratamentos para dores de cabeça

Você sofre com dores de cabeça frequentes e não sabe mais o que fazer? Muitas vezes a condição pode afetar significativamente a qualidade de vida. E em alguns casos, o uso de medicamentos e até algumas terapias não são suficientes nos tratamentos para dores de cabeça – tornando o problema crônico. Atualmente a medicina intervencionista tem se mostrado uma opção eficaz e moderna para esses casos. 

O tratamento ideal para cada paciente dependerá do tipo, da causa subjacente e da intensidade. Continue acompanhando e conheça alguns dos principais métodos. 

 

Tratamentos convencionais para dores de cabeça 

Felizmente existem diversas opções de tratamentos para dores de cabeça de acordo com a particularidade de cada caso.

Para quadros menos complicados de dores de cabeça primárias, o uso de medicamentos analgésicos, terapias complementares ou até mesmo a mudança de hábitos aliviam os incômodos em pouco tempo. 

Outra opção é o uso da toxina botulínica, um protocolo amplamente testado capaz de reduzir a frequência e intensidade das dores de cabeça, principalmente relacionadas à enxaqueca e cefaleia tensional. 

Já em casos de dores de cabeça secundárias, que envolvem outras complicações maiores, o método adequado dependerá da causa principal, podendo incluir o tratamento específico da condição subjacente como tumores, infecções e traumas ou o uso de medicamentos prolongados. 

Quando esses métodos convencionais não são suficientes e as dores passam a ser constantes, se tornando um quadro crônico, o tratamento pode incluir abordagens intervencionistas. 

 

Conheça as técnicas de bloqueio de nervos e a infiltração de pontos gatilhos

Os métodos intervencionistas consistem em técnicas minimamente invasivas realizadas sem necessidade de cortes ou incisões. Dessa forma, proporcionam o aliviar a dor, além de oferecer baixo risco de complicações e rápida recuperação.

Entre as técnicas mais comuns utilizadas na medicina intervencionista estão: bloqueio de nervos e a infiltração de pontos gatilhos, que além de serem eficazes no diagnóstico, também podem ser utilizadas nos tratamentos para dores de cabeça.

As técnicas consistem na aplicação de medicamentos como anestésico local, corticosteroides ou uma combinação dos dois, utilizando agulhas finas e com auxílio de exames de imagem para alcançar diretamente os nervos ou os pontos específicos de tensão muscular que está transmitindo a dor para o cérebro. Dessa forma a transmissão é interrompida, proporcionando alívio e reduzindo a frequência e intensidade das crises.

Ambas as técnicas são seguras e podem ser combinadas com outras abordagens terapêuticas, como mudanças no estilo de vida, medicamentos preventivos e outras terapias para obter um tratamento completo e duradouro.

Não deixe que a dor crônica afete sua qualidade de vida! Busque orientação adequada para o seu caso antes de tomar qualquer decisão em relação aos tratamentos para dores de cabeça. Converse com seu médico e descubra se os métodos intervencionistas podem ser uma opção para você. 

Se você quer saber mais sobre os tratamentos disponíveis para a medicina da dor, continue acompanhando o Portal Dica Médica para mais conteúdos, além de encontrar médicos especialistas próximos de você. Você também pode clicar aqui e preencher um rápido cadastro para solicitar um atendimento. Continue acompanhando o Portal Dica Médica também pelo Instagram e Facebook. Conte com a gente!

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados