O que é neurólise dos nervos esplâncnicos

Os procedimentos da Medicina Intervencionista são muito eficazes para o tratamento de dores provocadas pelo câncer. Em casos de tumores no pâncreas, fígado e rins, entre outros órgãos, uma intensa dor pode aparecer na região alta do abdômen. A boa notícia é que é possível acabar com esse desconforto de diferentes formas, entre elas a neurólise nos nervos esplâncnicos.

Como é feita a neurólise nos nervos esplâncnicos

Apenas com a utilização de agulhas, sem a necessidade de cortes ou de uma cirurgia aberta, o médico intervencionista consegue desabilitar este nervo, que é o encarregado de transmitir a sensação de dor ao cérebro.

A neurólise pode ser feita por meio de estímulos eletromagnéticos (ablação por radiofrequência), pela injeção de substâncias neurolíticas (ablação química), ou ainda pela junção das duas técnicas.

O procedimento é realizado em uma sala especial (sala de hemodinâmica), onde o médico consegue monitorar o trajeto das agulhas em tempo real, e dura entre 1h e 2h. Por ser uma técnica minimamente invasiva e indolor, realizada com o paciente sob anestesia, geralmente não é necessária internação.

Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

4 respostas

  1. Bom dia Sr. Nelson, tudo bem?
    A avaliação da causa e tratamento das dores crônicas depende de uma série de fatores. É praticamente impossível podermos lhe afirmar se a conduta está correta ou inadequada apenas pelas informações que o senhor nos passou. Nesse caso o ideal é que esse paciente seja consultado por um médico especialista em dor. Ficamos à disposição para auxiliar no que for preciso. Para mais informações pode entrar em contato conosco no whatsapp ou email, que teremos prazer em lhe ajudar.

  2. Bom dia Sra. Célia, tudo bem?
    Esse procedimento especificamente é utilizado para tratamento de dores abdominais. Para fibromialgia e neuralgia do trigêmeo são realizados procedimentos bastante parecidos, mas em cima dos pontos dolorosos. Para mais informações pode entrar em contato conosco no whatsapp ou email, que teremos prazer em lhe ajudar.

  3. Este procedimento é aplicado para fibromialgia e neuralgia do trigésimo?? Tenho os 2.

  4. Conheci uma pessoa que estava internada aqui em Santos, tomando tramol em 6 em 6 horas com dores horriveis, e fez o procedimentp via coluna para impedir essas dores.. houve melhora só no dia, deram alta e infelizmente as dores continuam e voltou a tomar o tramor agora em 05 em 05 horas e ja esta marcando novas radioterapias..isto esta certo?

    Acredito que vc pode esclarecer este assunto para mim…grato e abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados