Tratamento para dores nas costas: conheça a técnica por radiofrequência

Uma queixa cada vez mais recorrente entre a população é sobre dores crônicas, entre as mais comuns podemos citar as dores nas costas. Quando a dor é persistente, prejudicando a qualidade de vida do paciente, a consulta com um médico é indicada para determinar a causa e decidir qual a técnica de tratamento para dores nas costas mais adequada.

Entre os métodos modernos e eficazes temos as técnicas por radiofrequência, que consistem em procedimentos seguros e minimamente invasivos disponíveis pela medicina intervencionista.


O que pode causar dores crônicas nas costas?

A dor crônica conceitualmente refere-se a que persiste por períodos maiores que 3 meses.

De acordo com estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), no Brasil mais de 30% da população relatam sentir dor de forma crônica.

Muitos hábitos do nosso dia a dia podem influenciar na ocorrência dessa condição, principalmente nos tempos atuais, com o aumento do trabalho remoto e do sedentarismo, que influenciam na nossa postura – aumentando a tensão nos músculos das costas e do pescoço causando a dor.

Outras possíveis causas são traumas, esforço excessivo ou sinal de alguma outra doença, como problemas respiratórios.

Muitas vezes a dor pode ser autolimitada e desaparecer em poucos dias ou após o uso de medicamentos, no entanto, em alguns casos a dor persiste e pode acabar limitando os movimentos e prejudicando a qualidade de vida. Por isso, é importante procurar tratamento adequado, além de adotar medidas preventivas, como manter uma boa postura, realizar exercícios regulares de alongamento e evitar o sedentarismo.


Quando o tratamento é indicado?

Para determinar a melhor estratégia de intervenção, primeiro é preciso realizar o diagnóstico, que geralmente inclui auxílio de exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética, para localizar a área específica que está afetada.

Após obter as informações necessárias do caso, o médico poderá avaliar as opções de tratamento, podendo incluir o uso de medicamentos, fisioterapia ou injeções de corticosteróides. Quando isso não é suficiente, as técnicas por radiofrequência também podem ser uma opção segura e eficaz no tratamento para dores nas costas.

É importante que todas as alternativas sejam discutidas com o médico para determinar a melhor opção para o paciente, considerando seu histórico de saúde.


Como é feito o tratamento por radiofrequência? 

O tratamento por radiofrequência para dor nas costas é uma técnica minimamente invasiva que utiliza correntes elétricas de alta frequência para interromper os sinais de dor que são enviados pelos nervos da coluna vertebral ao cérebro. 

Existem abordagens diferentes de radiofrequência que podem ser utilizadas para tratar dores crônicas, como a radiofrequência convencional, a pulsátil e a resfriada. As diferenças entre esses tipos é em como a onda é emitida, a frequência e o tempo de duração do resultado. 

O tipo adequado dependerá da condição do paciente, da localização da dor, por exemplo, se está em áreas próximas de estruturas críticas, além do tipo e tamanho do nervo a ser tratado. 

Para a realização do tratamento para dores nas costas, o profissional da dor irá aplicar anestesia local na área afetada da coluna vertebral. Em seguida, com auxílio de exames de imagem em tempo real, um eletrodo acoplado a uma agulha fina é inserido cuidadosamente pela pele do paciente até alcançar os nervos que estão transmitindo sinais de dor.

Uma vez que o eletrodo esteja posicionado corretamente, o médico aplicará a corrente elétrica de alta frequência no nervo para “queimá-lo” e impedir que ele envie sinais de dor ao cérebro. Como consequência desse processo, é proporcionado o alívio dos sintomas.


Quais os benefícios do tratamento para dor nas costas por radiofrequência

Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, geralmente a recuperação é rápida e tranquila, apresentando alívio dos sintomas em pouco tempo após o procedimento. 

Os resultados podem durar de seis meses a um ano, dependendo do paciente. Alguns casos também podem envolver a combinação de outras medidas contínuas para que o resultado seja alcançado da melhor forma. 

Se você sofre com alguma dor crônica nas costas, converse com o seu médico. Ele vai avaliar seu histórico e analisar se o tratamento da dor por radiofrequência é indicado para o seu caso. Para te ajudar a ter mais qualidade de vida, além do tratamento correto, é fundamental estar bem informado.

Se você quer saber mais sobre outros procedimentos minimamente invasivos, no Portal Dica Médica você encontra muitos conteúdos, além de médicos especialistas próximos de você. Você também pode clicar aqui e preencher um rápido cadastro para solicitar um atendimento. Continue acompanhando o Portal Dica Médica também pelo Instagram e Facebook. Conte com a gente!

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados