dica-medica

Cirurgia convencional e minimamente invasiva: saiba as diferenças

Com o avanço da medicina, novas técnicas cirúrgicas surgiram para oferecer mais conforto e qualidade de vida aos pacientes. Apesar das técnicas cirúrgicas convencionais ainda serem muito utilizadas e apresentarem excelentes resultados, hoje também podemos contar com os procedimentos minimamente invasivos para diagnósticos e tratamentos de diversas doenças.

A cirurgia convencional, embora seja a forma mais antiga de realizar uma cirurgia, ainda é amplamente utilizada e oferece resultados eficazes, apesar de apresentar mais chances de complicações. Este tipo de procedimento envolve maiores incisões, normalmente feitas sob anestesia geral, o que resulta em um tempo cirúrgico mais prolongado. Além disso, a recuperação é mais delicada e demorada, geralmente requerendo internação hospitalar.

Por outro lado, a cirurgia minimamente invasiva oferece diversas vantagens em comparação com a convencional. Este tipo de procedimento elimina a necessidade de cortes significativos, muitas vezes realizados sob anestesia local ou sedação. Com um tempo cirúrgico reduzido, a recuperação tende a ser mais rápida, possibilitando a alta hospitalar em um período mais curto. Além disso, a mínima presença de cicatrizes é uma das características marcantes desse método.

As técnicas minimamente invasivas utilizam o auxílio de exames de imagem para alcançar o órgão ou tecido alvo com mais precisão, causando menos danos e oferecendo menos riscos ao paciente. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os casos cirúrgicos podem ser realizados com técnicas minimamente invasivas. A escolha entre a cirurgia convencional e a minimamente invasiva dependerá das condições individuais de cada caso, como o tipo de doença, sua gravidade, localização do órgão ou tecido, estado de saúde do paciente, benefícios e riscos oferecidos, entre outros fatores.

Portanto, a escolha do método mais adequado cabe ao médico responsável pelo caso, que irá avaliar cuidadosamente todas as variáveis envolvidas para garantir o melhor resultado e a segurança do paciente durante o procedimento cirúrgico.

Saiba mais sobre cirurgia minimamente invasiva! Clique aqui!

Fique por dentro das novidades, acompanhe o Portal Dica Médica pelo Instagram!

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados

Por favor, selecione uma das opções de contato abaixo: