Tratamento das hemorroidas: conheça a técnica moderna de embolização

Se você já teve hemorroidas, provavelmente sabe o quanto elas podem ser incômodas e dolorosas. Apesar de ser uma condição comum, ainda é pouco comentada entre as pessoas, porém, a informação é essencial quando se trata de saúde, por isso vamos explorar o tema neste blog, entendendo mais sobre a condição e o tratamento das hemorroidas.

 

Como é causada a hemorroida?

Em nossa estrutura anatômica, é normal a presença de algumas veias localizadas na região anal e retal. Essas veias só se tornam um problema quando apresentam inchaço e inflamação, causando dor e até sangramentos. 

Essa inflamação é chamada de hemorroida e pode surgir devido a uma série de fatores que influenciam na dificuldade de evacuar, como alimentação com pouca fibra, excesso de gorduras e condimentos e baixa ingestão de líquidos, gerando o aumento da pressão das veias do reto e do ânus.

Quanto mais força é feita durante a evacuação, maior a probabilidade que as veias se dilatem e inflamem, podendo também se projetar para fora do ânus.

 

Como é feito o tratamento?

O tratamento das hemorroidas depende da gravidade dos sintomas e do estágio da condição. Em quadros iniciais e controlados, mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta rica em fibras, o aumento da ingestão de água e a prática regular de exercícios físicos já podem ajudar a aliviar os incômodos e prevenir o agravamento da situação.

Em casos moderados, pode ser indicado o uso de pomadas e medicamentos para proporcionar alívio temporário. Porém, em casos graves que apresentam sangramento constante, o tratamento cirúrgico pode ser necessário para evitar que a condição evolua para problemas maiores, como a trombose hemorroidária. 

Uma alternativa menos invasiva do que a cirurgia convencional é a embolização hemorroidária, técnica que tem se mostrado promissora para o tratamento das hemorroidas. Trata-se de um procedimento feito através da radiologia intervencionista com o objetivo de reduzir a inflamação e melhorar os sintomas.

 

Como é o tratamento por embolização?

Para realizar a embolização para o tratamento das hemorroidas, o paciente é submetido a anestesia local ou sedação, proporcionando conforto e mais segurança. Então é feita uma pequena incisão na virilha para que o cateter seja inserido e guiado até acessar a artéria que irriga as hemorroidas. Isso é feito com o auxílio de exames de imagem em tempo real, como fluoroscopia, que permite ao médico visualizar o trajeto do cateter.

Com o cateter posicionado, pequenas molas ou particulas embolizantes são injetadas na artéria, bloqueando o fluxo sanguíneo para a área e, assim, reduzindo o tamanho das hemorroidas. Após o procedimento é fundamental seguir as orientações do médico para uma recuperação adequada.

O tratamento das hemorroidas devolve a qualidade de vida ao paciente, além de proporcionar uma rápida recuperação e baixos riscos de complicações. No entanto, é importante ressaltar que cada caso é único, e o procedimento pode ser indicado ou adaptado conforme a necessidade individual. A avaliação do médico é essencial para que a melhor estratégia seja realizada. Se você quer saber mais sobre os procedimentos disponíveis pela medicina intervencionista, continue acompanhando o Portal Dica Médica para mais conteúdos, além de encontrar médicos especialistas próximos de você. Você também pode clicar aqui e preencher um rápido cadastro para solicitar um atendimento. Continue acompanhando o Portal Dica Médica também pelo Instagram e Facebook. Conte com a gente!

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados