Casos de AVC em pessoas com Covid-19

Covid-19 e AVC

Os procedimentos minimamente intervencionistas realizados pelos membros da equipe da Íntegra Medicina Intervencionista são registrados e publicamos alguns casos interessantes no blog. Por exemplo, esse é um caso tratado pelo Dr. Paulo Wille, que mostra a relação que existe entre Covid-19 e o AVC.

Em Joinville, uma paciente foi hospitalizada com leves sintomas de AVC uma semana após melhorar de um quadro de Covid-19. Como já explicamos aqui no perfil da @integra.intervencionista no Instagram, um dos possíveis efeitos da Covid é a formação de coágulos que podem obstruir vasos e artérias.

Diagnóstico

Foi monitorado o estado do trombo que estava obstruindo parcialmente a artéria carótida externa (na altura do pescoço) e flutuando na carótida interna. Desse trombo saiu o fragmento que levou à oclusão da artéria cerebral média, responsável pela irrigação de dois terços do cérebro.

Covid-19 e AVC Covid-19 e AVC

Tratamento

A Neurologia Intervencionista conta com métodos minimamente invasivos muito eficazes para o tratamento de oclusões em veias e artérias. Neste caso, com a utilização de um pequeno stent foi possível sepultar o trombo na artéria carótida interna. Depois, com um stent retriever, a equipe médica conseguiu “pescar” o trombo que obstruía a artéria cerebral média, praticamente acabando com os sintomas.

Covid-19 e AVC Covid-19 e AVC

Recuperação

Após o procedimento, a paciente apresentou grande melhora, recuperando totalmente a força na perna (antes comprometida) e parcialmente a força do braço. Os déficits ocasionados foram praticamente zerados!

?

Como sempre alertamos, no caso de suspeitas de AVC, a recomendação é sempre procurar auxílio médico o mais rápido possível. Quanto antes iniciado o tratamento, maiores as chances de recuperação! Acesse o site da Íntegra Medicina Intervencionista para saber mais sobre os nossos procedimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 2 =