As vantagens da ablação para o tratamento de nódulos na tireoide

Ablação de nódulos na tireoide

Cerca de 40% das mulheres podem desenvolver nódulos na tireoide, mas são poucos os casos que são malignos. Mesmo assim, muitas vezes é preciso procurar opções de tratamento quando os sintomas prejudicam a qualidade de vida. Conheça as vantagens da ablação para o tratamento de nódulos na tireoide.

Sintomas de nódulos na tireoide

Embora a maioria dos quadros sejam benignos, é importante ter atenção. O crescimento da tireoide (glândula localizada na região do pescoço) pode causar efeitos que comprometem a saúde das pessoas, como a dificuldade de engolir e de respirar, inchaço no pescoço e pressão sobre a traqueia ou esôfago.

Tratamento por ablação nos nódulos na tireoide

Você sabe o que é ablação? A Medicina Intervencionista é uma grande aliada para o tratamento dos nódulos benignos. Um procedimento chamado de “ablação percutânea” permite que o médico insira uma agulha e, com o auxílio de imagens de ultrassonografia em tempo real, chegue ao local exato a ser tratado. Neste ponto, a agulha irá gerar ondas de calor que irá destruir as células do nódulo, diminuindo o seu tamanho e reduzindo ou cessando completamente os sintomas.

Vantagens da ablação

– É um procedimento minimamente invasivo
– Não deixa cicatriz
– Pode ser realizado apenas com anestesia local e sedação leve
– A recuperação é mais rápida do que em uma cirurgia convencional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 15 =