Coleta hormonal para a investigação de insulinoma

Entre as condições raras que acometem o corpo humano, podemos citar o insulinoma. Trata-se de um um tumor pancreático, geralmente benigno, que causa a produção excessiva de insulina.

A insulina é um hormônio fundamental no controle dos níveis de glicose no sangue e no metabolismo energético, porém, quando os níveis estão muito altos, ocorre uma absorção excessiva de glicose pelas células e o paciente pode ter crises de hipoglicemia recorrentes, ou seja, níveis de açúcar no sangue anormalmente baixos, gerando uma série de sintomas, como fome frequente, fraqueza, tontura, sudorese excessiva, tremores e até mesmo desmaios. 

Um exame eficaz para o diagnóstico e controle desse tumor é a coleta hormonal, um procedimento essencial para planejar o tratamento adequado. 

 

Como é feito o diagnóstico do insulinoma?

insulinoma
Estudo angiográfico por cateterismo seletivo do tronco celíaco, evidenciando as artérias hepática comum (1), hepática própria (2), gastroduodenal (3), gástrica esquerda (4) e esplênica (5)

No caso do insulinoma, a coleta hormonal é feita como um exame de sangue padrão. É retirada uma amostra de sangue do paciente para que seja feita a medição dos níveis de insulina e peptídeo C – uma molécula produzida em conjunto com a insulina e, portanto, seus níveis ajudam a diferenciar entre uma produção normal de insulina e a hipersecreção causada pelo tumor. Dessa forma é possível determinar a presença do insulinoma.

Para obter a localização precisa do tumor a radiologia intervencionista é uma aliada: utiliza-se o cateterismo, no qual uma substância é injetada em diferentes áreas do pâncreas. Dessa maneira, é possível mapear a produção de insulina e determinar com precisão onde o tumor está localizado.

A técnica desempenha um papel fundamental no diagnóstico preciso do insulinoma, permitindo aos médicos obter informações valiosas sobre o tumor e planejar um tratamento eficaz.

Cada vez mais podemos ver como as abordagens diagnósticas e terapêuticas têm ajudado pacientes e profissionais de saúde a enfrentar os desafios de condições complexas. 

Se você quer saber mais sobre outros procedimentos e condições, no Portal Dica Médica você encontra muitos conteúdos, além de médicos especialistas próximos de você. Você também pode clicar aqui e preencher um rápido cadastro para solicitar um atendimento. Continue acompanhando o Portal Dica Médica também pelo Instagram e Facebook.

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados