Métodos de imagem utilizados na Medicina Intervencionista

Metodos de imagem Medicina Intervencionista

O uso de imagens em tempo real é um dos segredos dos tratamentos da Medicina Intervencionista. Utilizando modernas tecnologias, nossos médicos são capazes de realizar importantes procedimentos de forma minimamente invasiva. Por meio de pequenos furos na pele, eles conseguem acessar praticamente todas as partes do corpo humano, executando diversos tipos de tratamentos.

Você conhece quais são os principais métodos de imagem utilizados. A equipe da Íntegra Medicina Intervencionista utiliza diferentes técnicas para realizar seus procedimentos e aqui estão algumas delas!

Fluoroscopia (ou aparelho de hemodinâmica)

sala de hemodinâmica

Este é um aparelho de raio X em tempo real. É possível observar pelas imagens ao vivo o posicionamento de agulhas e cateteres, garantindo que o procedimento seja realizado no ponto exato da doença/dor, aumentando a eficácia do tratamento.

Ultrassom

Ultrassom

O ultrassom é outra tecnologia que gera imagens em tempo real. Por ser um aparelho menor, pode ser usado de forma portátil: no consultório médico, na beira do leito e até mesmo na casa de um paciente com dificuldade de locomoção. Sua vantagem é não emitir radiação, não fazendo mal algum para o paciente.

Tomografia

Tomografia

A tomografia é utilizada para procedimentos mais específicos, especialmente quando é necessário obter imagens do pulmão e dos ossos. Esse aparelho gera imagens tridimensionais, ajudando nosso médicos a terem noção inteira do corpo do paciente em apenas uma imagem.

?

É por isso que a Radiologia Intervencionista é um moderno campo, que alia tecnologia e medicina para realizar procedimentos de forma pouca invasiva e bastante eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + treze =