Embolização no tratamento de miomas no útero

Mioma no útero

Você sabe o que são miomas uterinos? Miomas uterinos são os tipos de tumores mais comuns no sistema reprodutor feminino e estima-se que pelo menos 50% das mulheres terão ao menos um mioma em algum momento da vida. Quando necessário, a embolização  de miomas no útero é um tratamento bastante eficaz.

Embora sejam assintomáticos na grande maioria dos casos, é preciso ter cuidado. Quando não tratados corretamente, podem dificultar a gravidez e levar a quadros de abortamento. Também podem causar sintomas como sangramentos e dores pélvicas.

Tratamento

A medicina moderna oferece uma solução bastante eficaz para tratá-los: a embolização de miomas no útero. Esse é um procedimento minimamente invasivo, realizado por meio de um pequeno furo na virilha ou no punho, por onde passa um cateter. Guiado até a artéria que irriga o útero, ele será utilizado para injetar pequenas substâncias que terão a função de obstruir a passagem de sangue no local e, consequentemente, reduzir o tamanho dos miomas.

Sintomas de miomas uterinos

– Aumento do fluxo menstrual e prolongação da menstruação
– Dores pélvica intensas
– Vontade urgente de urinar
– Aumento do volume abdominal
– Anemia

Diagnósticos de miomas no útero

O diagnóstico é feito pelo exame físico do ginecologista e confirmado por ultrassonografia ou ressonância magnética.

?

Se você já teve diagnosticado um mioma, converse com o seu médico para analisar a necessidade de uma intervenção, e aproveite para perguntar sobre os benefícios da embolização. Se essa for a sua escolha, um médico intervencionista deve ser incluído na equipe multidisciplinar para realizar o procedimento.

Se tiver alguma dúvida, conte com a gente que iremos lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + 13 =