O que é a Hipertensão Portal?

O sistema circulatório é responsável por transportar o sangue e os nutrientes essenciais para todas as partes do corpo. Nesse complexo sistema, existe uma via especializada chamada sistema portal. Uma das possíveis complicações que afeta esse sistema é a hipertensão portal, condição que pode causar problemas muito graves à saúde, inclusive levando ao óbito.

 

Qual a função do sistema portal?

As veias do sistema portal são um conjunto de vasos que transportam o sangue proveniente dos órgãos abdominais para o fígado, diferentemente das demais veias do corpo que levam o sangue de volta ao coração.

As veias do sistema portal desempenham um papel vital na função hepática, pois carregam até o fígado os nutrientes, as substâncias dispensadas pelo intestino e as toxinas que precisam ser metabolizadas. 

 

Como surge a hipertensão portal?

A hipertensão portal ocorre quando há um aumento anormal da pressão nas veias do sistema portal, geralmente devido a obstruções ou bloqueios no fluxo sanguíneo. Esse aumento da pressão pode resultar em diversas complicações, entre elas o acúmulo de líquido do abdome, conhecido como ascite, ou barriga d’água

Dentre as complicações mais graves da hipertensão portal destaca-se o desenvolvimento de varizes esofágicas, que são veias dilatadas no esôfago, que quando se rompem causam sangramento nos vômitos e nas fezes, com alto índice de gravidade e risco de morte.

Dessa forma, é essencial que o diagnóstico e tratamento da hipertensão portal sejam feitos o quanto antes. Para isso é necessário uma combinação de exames clínicos, acesso ao histórico médico e exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM). Em casos mais específicos pode ser necessário um estudo diretamente das veias do sistema portal (flebografia) por meio da radiologia intervencionista, para se aferir a pressão sanguínea na veia porta e na veia hepática.

Com o diagnóstico exato, o melhor tratamento pode ser direcionado de acordo com as particularidades de cada caso. Entre as opções de tratamento Intervencionista podemos destacar o TIPS (traduzido como derivação portossistêmica transjugular intra-hepática).

Se você quer saber mais sobre os tratamentos disponíveis pela radiologia intervencionista, continue acompanhando o Portal Dica Médica para mais conteúdos, além de encontrar médicos especialistas próximos de você. Você também pode clicar aqui e preencher um rápido cadastro para solicitar um atendimento. Continue acompanhando o Portal Dica Médica também pelo Instagram e Facebook. Conte com a gente!

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados