Tratamento de tromboembolismo pulmonar

Tromboembolismo pulmonar ocorre quando um coágulo se desprende de algum vaso do sistema venoso e navega pela circulação até que obstrua as artérias pulmonares. O tratamento padrão-ouro preconizado nessas situações é a anticoagulação plena sistêmica (heparina). Em alguns casos mais raros e graves, pode ser necessário um procedimento de Trombólise Mecânica e/ou Química por meio de cateterismo.

Como é realizada a trombólise endovascular?

Trombólise é um termo médico utilizado para procedimentos que têm por objetivo “destruir” o trombo ou o êmbolo da circulação sanguínea, com a finalidade de restaurar o fluxo sanguíneo normal. A trombólise endovascular é realizada durante um procedimento de cateterismo. Trata-se de um procedimento moderno, com utilização de recursos tecnológicos que permitem que a técnica seja realizada com apenas um pequeno furinho na virilha.

Após ter sido feita a punção, um pequeno cateter é introduzido por meio desse furinho, de forma indolor, e é navegado até as artérias pulmonares. Ao chegar no local a ser tratado, o médico Radiologista Intervencionista poderá realizar uma trombólise mecânica, a qual é efetuada por meio de cateteres que atravessam o ponto de obstrução e promovem a quebra e/ou aspiração do coágulo; ou ainda poderá realizar uma trombólise química, situação em que medicações trombolíticas também são injetadas com objetivo de quebrar esses coágulos.

Existem riscos relacionados a esse tipo de procedimento?

Todo procedimento médico contempla alguns riscos. Entretanto, de modo geral, os métodos intervencionistas são aqueles que apresentam os menores índices de complicações. Dos riscos possíveis, os principais são observados no local da punção na virilha ou no punho, como por exemplo um hematoma. Como trata-se de um procedimento altamente complexo, algumas complicações incomuns mas graves podem ocorrer, como por exemplo sangramentos de pequeno a grande volume, isquemia e infarto dos órgãos relacionados ao vaso tratado e até mesmo óbito. Entretanto, os médicos do Dica Médica tomam todo o cuidado para a prevenção e tratamento destas possíveis complicações, realizando os procedimento sempre em ambiente seguro, com técnicas reconhecidas por literaturas científicas.

Agende sua consulta

Preencha seus dados para ser encaminhado ao nosso atendimento.
Esperamos poder ajudá-lo!

👋 Olá, como posso ajudar?