A embolização de próstata afeta a ejaculação?

embolização de próstata ejaculação

Quando se fala em patologias na próstata, comumente os homens têm a preocupação das consequências na vida sexual. Será possível manter a normalidade após a realização de procedimentos?

E no caso da hiperplasia prostática benigna: a embolização das artérias prostáticas causa diminuição da potência sexual ou da ejaculação?

A resposta é não. A embolização da próstata é um procedimento seguro e que pouco afeta a vida sexual dos homens, preservando a ejaculação, a ereção e a continência urinária dos pacientes.

Até 20% dos pacientes que realizam a EAP podem notar a redução do volume da ejaculação. Isso acontece de forma natural, já que, com a diminuição do tamanho da próstata, responsável por produzir parte do fluido seminal, ocorre também a diminuição do volume ejaculado.

Em relação à ejaculação retrógrada (quando o esperma vai para a bexiga em vez de sair pela uretra), não há relatos após a realização da embolização prostática. Em termos comparativos, quando o paciente trata a HPB por meio da RTU (Ressecção Transuretral da Próstata, ou raspagem), entre 80 e 90% podem apresentar a ejaculação retrógrada.

Como é feita a embolização das artérias prostáticas?

A embolização das artérias prostáticas é um procedimento minimamente invasivo, em que o paciente consegue reduzir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna. Por meio de um pequeno furo na região da virilha ou do punho, o médico é capaz de inserir um cateter guiado por imagens em tempo real até as artérias que irrigam a próstata. Neste ponto, ele irá injetar micropartículas que irão obstruir o fornecimento de sangue à próstata, causando a redução do seu tamanho.

O procedimento pode ser realizado apenas com anestesia local ou leve sedação, com o paciente recebendo alta após algumas horas em observação. Depois de um dia de repouso já é possível retornar às atividades rotineiras.

Quem realiza a embolização das artérias prostáticas?

A embolização da HPB é realizada por um radiologista intervencionista especializado neste tipo de procedimento e credenciado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

No Portal Dica Médica, você encontra uma lista de profissionais especializados neste e outros tipos de procedimentos minimamente invasivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × um =