A embolização da próstata pode causar impotência sexual?

embolização e sexo

Pacientes com a próstata aumentada surgem com diferentes dúvidas quando procuram informações sobre a embolização das artérias da próstata, mas a pergunta campeã de frequência nos consultórios é: “A embolização pode causar impotência sexual?”.

A resposta é “não”. Existem diferentes estudos que mostram que o risco de a EAP causar problemas na ereção do homem após o procedimento são praticamente inexistentes. No entanto, se o paciente procura esse tipo de procedimento para corrigir uma possível disfunção, esta não é a técnica indicada, pois ela não terá efeitos sobre este problema.

Ao realizar a embolização para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna, o radiologista intervencionista irá provocar o bloqueio proposital da artéria prostática, que nada tem a ver com as artérias e nervos responsáveis pela ereção. Esse “entupimento seletivo” tem o objetivo de diminuir o fluxo de sangue que chega à próstata e, consequentemente, diminuir os sintomas do paciente devido à HPB.

Retomada da vida sexual após a embolização

Como a embolização da próstata é um procedimento minimamente invasivo, o paciente pode retornar às atividades cotidianas já no dia seguinte. No entanto, existe a recomendação para que seja respeitado um período de 10 a 15 dias antes de voltar a ter relações sexuais.

Como é feita a embolização das artérias prostáticas?

A embolização das artérias prostáticas é um procedimento minimamente invasivo, em que o paciente consegue reduzir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna. Por meio de um pequeno furo na região da virilha ou do punho, o médico é capaz de inserir um cateter guiado por imagens em tempo real até as artérias que irrigam a próstata. Neste ponto, ele irá injetar micropartículas que irão obstruir o fornecimento de sangue à próstata, causando a redução do seu tamanho.

O procedimento pode ser realizado apenas com anestesia local ou leve sedação, com o paciente recebendo alta após algumas horas em observação. Depois de um dia de repouso já é possível retornar às atividades rotineiras.

Quem realiza a embolização das artérias prostáticas?

A embolização da HPB é realizada por um radiologista intervencionista especializado neste tipo de procedimento e credenciado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

No Portal Dica Médica é possível encontrar médicos especializados neste tipo de procedimento que atendem em diversas partes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + 19 =