Atualização no Diagnóstico do Câncer de Próstata

A grande maioria dos canceres de próstata são silenciosos. Os sintomas só vão aparecer muito tardiamente, quando a doença está avançada.

Por isso, o principal exame para o diagnóstico preciso do câncer de próstata são os exames de rastreio (screening) anuais ou bianuais em homens a partir de uma certa idade (geralmente 50 anos). Os exames mais acessíveis são o PSA e o exame de toque retal.

Entretanto, um recente estudo realizado pela University College London (UCLH), no Reino Unido, sugere o uso da ressonância magnética como método preferencial na detecção do câncer de próstata. A pesquisa demonstra que este exame é mais eficaz.

Publicado na revista médica BMJ Oncology, o estudo envolveu 303 homens entre 50 e 75 anos, submetidos a ressonância magnética e teste de PSA.
No grupo, 48 indivíduos (16%) apresentaram resultados de ressonância magnética indicando a presença de câncer, mesmo que seus níveis médios de PSA fossem dentro da faixa normal. Destes, 32 indivíduos tinham níveis de PSA mais baixos do que o limite.

Após avaliação, 29 homens receberam diagnóstico de câncer que necessitava de tratamento, sendo que 15 deles foram diagnosticados com câncer agressivo, embora seus níveis de PSA estivessem dentro dos parâmetros normais.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O diagnóstico é confirmado por meio de uma biópsia guiada por ultrassonografia e quando realizado no estágio inicial, as chances de cura chegam a 90%.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Revisão técnica:
🩺Dr. Fábio Lepper CRM/SC 13635 RQE 7108 (https://www.instagram.com/dr.fabiolepper/)
🩺Dr. Rafael Dahmer Rocha CRM/SC 16059 RQE 14330 (https://www.instagram.com/rafaeldrocha/)
🩺Dr. Thiago Nunes CRM/MS 4295 RQE 4546 (https://www.instagram.com/dr_thiago_f_nunes/)

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados