A implantação do TIPS no tratamento da hipertensão portal

TIPS - Hipertensão Portal

A implantação do TIPS é um procedimento complexo e importante da Medicina Intervencionista. O TIPS (transjugular intrahepatic portosystemic shunt) é um canal artificial criado para desviar o sangue do trato gastrointestinal diretamente para o coração, diminuindo o volume de sangue que passa pelo fígado e reduzindo a pressão na veia porta.

O que é a hipertensão portal?

A cirrose é uma das causas mais comuns para o aumento anormal da pressão sanguínea na veia porta, chamado de hipertensão portal. Quando isso acontece há um grande risco de sangramento do trato digestivo, que pode levar à morte.

O que é a Ascite?

A ascite é o acúmulo de líquido no interior do abdome, popularmente conhecido como “barriga de água”. Esse acúmulo de líquido pode ser originário de várias causas, inclusive da hipertensão portal. Dependendo do volume de líquido, isso pode acarretar em dor, dificuldade respiratória e infecções.

Como é feito o TIPS?

Por meio de métodos de imagem em tempo real, o radiologista intervencionista consegue navegar pelas veias do corpo com um pequeno cateter e implantar um stent (pequeno tubo metálico, como na foto). Esse stent criará uma espécie de ponte que desviará o volume de sangue da veia porta, reduzindo a pressão sobre ela.

O portal Dica Médica conta com profissionais especializados neste e outros tipos de métodos minimamente invasivos. Clique aqui e encontre o médico mais próximo de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × cinco =