O que é nefrostomia?

foto de nefrostomia percutânea

A nefrostomia é um procedimento minimamente invasivo utilizado para drenar a urina do rim para fora do corpo. O termo médico nefrostomia significa “orifício no rim”.

Por meio de um pequeno furinho na pele do paciente (nefrostomia percutânea), um médico intervencionista posiciona um pequeno dreno dentro do rim, com auxílio de exames de raio-x ou ultrassom. Após o procedimento a urina começa a ser esvaziada para uma bolsa fora do corpo e o rim volta a funcionar.

Quando há uma obstrução de urina do rim para a bexiga (também chamada de hidronefrose) o rim pode parar de funcionar e, em casos mais graves, ser necessário realizar hemodiálise.  Além disso, a urina acumulada é uma fonte para o crescimento de bactérias que podem causar infecções. A hidronefrose pode ter várias causas, entre elas  tumores de bexiga, útero, próstata, intestino, cálculos (pedras nos rins) infecções, entre outras causas que possam obstruir o fluxo urinário.

Nesse sentido, a nefrostomia é fundamental no tratamento da hidronefrose. Por ser uma técnica minimamente invasiva, esse procedimento pode ser realizado com anestesia local ou com uma leve sedação.  A recuperação costuma ser bem rápida, permitindo que o paciente receba alta no mesmo dia.

Gostou do assunto? Navegue no site do Dica Médica e confira detalhes sobre a nefrostomia e os médicos cadastrados para a realização desse procedimento. Você também pode deixar uma pergunta ou comentário abaixo que responderemos assim que possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + 8 =