Como é realizada a embolização das artérias prostáticas para tratar a HPB?

No vídeo abaixo, o Dr. Rafael Dahmer Rocha explica um pouco sobre como é realizada a embolização das artérias prostáticas para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), dando um panorama sobre o passo a passo do procedimento. A embolização da próstata é realizada por meio de um pequeno acesso pela artéria da virilha ou do punho, por onde será inserido um minúsculo cateter guiado por imagens em tempo real.

A apreensão é um sentimento que acompanha o homem quando ele descobre que existe alguma alteração no tamanho da sua próstata. Mas a angústia pode se tornar menor à medida que se toma conhecimento de que esse tipo de situação é muito comum, principalmente a partir dos 50 anos de idade, e que o tratamento para os casos de HPB é mais simples do que se imagina.

A medicina evoluiu muito nos últimos anos, propiciando modernos tratamentos para os casos de HPB. Um deles é a embolização das artérias prostáticas, uma técnica minimamente invasiva, realizada em poucas horas, e que permite que o paciente receba alta no mesmo dia. Um dos principais benefícios dessa técnica é não causar disfunções na função sexual do paciente.

Pacientes com sintomas de Hiperplasia Prostática Benigna podem avaliar o nível de acometimento pela patologia por meio do IPSS, um modelo internacional para calcular a gravidade da doença. Aqueles com índice de 8 pontos ou mais podem ter ótimos benefícios com o tratamento da HPB.

Em alguns estados do Brasil, como em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo já existem médicos especializados no tratamento da HPB por meio da embolização das artérias prostáticas. Para realizar essa técnica, é preciso ser credenciado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

4 respostas

  1. Meu marido tem hiperplasia benigna ,a cada dia está ficando mais difícil para urinar, onde posso procurar esse procedimento cirúrgico minimamente invasivo??
    Sendo moradores de Atibaia, são Paulo.

    1. Bom dia Sra. Rita, tudo bem? Muito obrigado pelo seu contato.
      Iremos entrar em contato pelo seu email de cadastro para lhe esclarecer melhor sobre a Embolização e disponibiliar os médicos especialistas da região de SP.
      Caso a senhora tenha interesse podes também nos enviar um email no contato@dicamedica.com.br ou whatsapp (13) 99113-4482.

  2. Tenho o problema de hiperplasia prostática e gostaria de saber , onde é realizado e quanto custa este procedimento. de embolia de próstata.

    1. Bom dia Sr. João, tudo bem?
      O procedimento de Embolização Prostática é realizado em diversas cidades do Brasil, geralmente nas capitais e cidades maiores de cada estado.
      O custo do procedimento particular pode ter variação dependendo da localização, variando em média entre 20-30 mil.
      Para mais informações o senhor pode nos enviar um email no contato@dicamedica.com.br ou whatsapp (13) 99113-4482.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 − cinco =