Bloqueios anestésicos de nervos e plexos

O bloqueio anestésico é um procedimento que tem por objetivo interromper os impulsos sensoriais de determinada área do corpo para diminuir ou eliminar a dor, podendo ser usado tanto no diagnóstico como no tratamento de diversas situações em dores articulares, na coluna, na cabeça, abdome e na pelve.

Como é realizado o bloqueio?

Os bloqueios são feitos com uma injeção de medicação, que geralmente envolve um anestésico local associado ou não a um anti-inflamatório, capaz de interromper os sinais dolorosos ou diminuir a inflamação na área.

Os procedimentos são realizados em sala cirúrgica específica e guiados por métodos de imagem, como raio-x, ultrassonografia ou tomografia, de modo que se tenha mais precisão e segurança para acessar o local que receberá a aplicação.

Através da injeção de medicação, que geralmente envolve um anestésico local associado ou não a um anti-inflamatório, podemos interromper os sinais dolorosos ou diminuir a inflamação de uma determinada região.

Algumas abordagens consistem em realizar o bloqueio em um nervo específico, para não comprometer a movimentação de membros e sensibilidade da região. Em outros casos, pode-se optar por bloquear uma área do corpo. A técnica utilizada é escolha do médico Intervencionista, a partir do local, causa da dor, entre outros fatores clínicos do paciente.

O que é bloqueio diagnóstico?

Além de ser muito utilizado no tratamento, o bloqueio também pode atuar no diagnóstico a dor. Muitas vezes os sintomas são inespecíficos, como uma dor na região cervical, por exemplo.

A dor pode ser de origem muscular, do desgaste das articulações da coluna ou dos discos das vértebras. Sabemos que os exames de imagem, como ressonância magnética, ajudam muito na avaliação do paciente com dor, porém é muito comum haver múltiplas alterações e ficarmos sem saber a exata origem da dor. Neste caso, realizam-se bloqueios anestésicos em locais específicos, como em uma ou algumas articulações da coluna, a fim de identificar que se houver uma importante melhora, atingiu-se a origem da dor e então é possível fazer um procedimento mais definitivo.