Infiltração peridural

A administração analgésica peridural é um procedimento minimamente invasivo que consiste na aplicação de corticóide e anestésico local em um pequeno espaço de gordura que envolve a medula.

Este método visa tratar dores no pescoço, braços, costas, região lombar e pernas decorrentes de processos degenerativos ou inflamatórios envolvendo a coluna. Algumas das situações mais frequentes em que se utiliza este método são dores cervicais ou lombares causadas por abaulamentos ou protrusões discais, dor persistente após cirurgia de coluna, dentre outras.

Como é realizada a administração analgésica epidural?

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, os sinais vitais do paciente são monitorados e por vezes é necessário uma leve sedação antes da aplicação. A aplicação da solução contendo anti-inflamatório e anestésico local é feita através de uma punção guiada por imagem no espaço epidural que fica na coluna, estando entre a parte óssea e a membrana que envolve a medula, estendendo-se desde a região cervical até o sacro.

Após o procedimento o paciente fica em observação por algumas horas e então é liberado para casa. Os resultados podem durar meses ou anos em alguns casos.

Quando este procedimento é indicado?

A administração analgésica epidural é aplicável a diversas situações para o controle da dor. Pacientes com dores no pescoço, braços, costas, região lombar, glútea e pernas podem se beneficiar do procedimento. Condições como hérnias de disco, estenose do canal vertebral ou forame neural, degeneração discal e dores radiculares, por exemplo.

É importante destacar que a escolha pelo tratamento é indicada pelo médico, com base no quadro clínico do paciente e características individuais.

Existem restrições para pacientes com infecções nos locais a serem abordados, infecções sistêmicas graves e distúrbios de coagulação. Cuidado especial deve ser tomado em relação a pacientes diabéticos, hipertensos e com glaucoma. A realização de procedimentos guiados por raio-x (fluoroscopia) deve ser evitada em gestantes.

👋 Olá, como posso ajudar?