O que é uma Biópsia Percutânea orientada por Imagem?

Biopsia percutanea orientada por ultrassonografia

Biópsia é um procedimento que tem por objetivo coletar a amostra de um tecido do corpo para análise histopatológica a fim de determinar sua natureza.

Antigamente, as biópsias eram realizadas preferencialmente por via cirúrgica, ou seja, utilizando-se de grandes cortes e incisões, com maiores taxas de complicação, necessitando de internação hospitalar e anestesia geral.

As biópsias percutâneas são minimamente invasivas, realizadas utilizando-se finas agulhas que conseguem chegar aos mais diversos órgãos através apenas de um pequeno “furinho” na pele, sem necessidade de internação hospitalar ou anestesia geral, além de baixos índices de complicações.

Pelo acesso percutâneo é possível realizar a biópsia em praticamente todas as áreas do corpo, como: fígado, rim, pulmão, próstata, mama, tireoide, ossos, partes moles, dentre outros.

A biópsia percutânea é executada com o uso dos mais modernos métodos de imagem, principalmente ultrassonografia e tomografia. Assim, o médico Radiologista Intervencionista pode ter a segurança de que a biópsia está sendo realizada no local correto.

A ultrassonografia possui as vantagens de não emitir radiação e ser mais rápida, enquanto a tomografia é utilizada para lesões mais profundas (onde o feixe de ultrassom não alcança) ou órgãos que não têm boa visualização no ultrassom, como pulmão e ossos.

Como todo procedimento médico, as biópsias percutâneas não estão isentas de riscos, entretanto, vale destacar que dentre as técnicas disponíveis na Medicina, as mesmas encontram-se entre as com menores taxas de complicações. Quando presentes, a maior parte das complicações consistem em pequenos sangramentos ou dor, que são facilmente manejadas após o procedimento.

Para mais detalhes, o médico Radiologista Intervencionista poderá conversar e explicar o procedimento para cada caso específico.

Os médicos cadastrados no Dica Médica estão preparados para realizar este procedimento com segurança. Se você tem dúvidas sobre biópsia percutânea, pergunte abaixo nos comentários ou nos envie um e-mail. Teremos o prazer em esclarecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + 11 =