A embolização é eficaz para o tratamento de próstatas muito grandes?

embolização próstata muito grande

O tamanho natural da próstata do homem adulto é semelhante ao de uma noz, com aproximadamente 30 gramas. Com o envelhecimento, principalmente a partir dos 50 anos, ocorre o crescimento natural desta glândula. Quando este efeito passa a interferir nas funções urinárias do homem, dificultando o ato de urinar por exemplo, chamamos de Hiperplasia Prostática Benigna.

Existem diferentes tipos de tratamentos para a Hiperplasia Prostática Benigna, alguns mais invasivos do que os outros. Uma moderna técnica para lidar com essa patologia é a Embolização das Artérias Prostáticas, um método minimamente invasivo que pode ser solução para o tratamento dos casos mais complexos.

A embolização pode ser utilizada em próstatas muito grandes?

Nem todas as técnicas oferecidas pela medicina são aplicáveis no tratamento das próstatas muito grandes, aquelas que pesam acima de 100 gramas. A embolização das artérias prostáticas, por exemplo, é um dos procedimentos recomendados para estes casos, já que ela age para reduzir a alimentação de sangue à próstata e, consequentemente, provocar a diminuição de seu volume.

Mesmo as maiores próstatas podem ser tratadas por meio da embolização, já que não existe um tamanho máximo que limite a realização deste método. Além disso, o tempo de realização (de duas a três horas) e a complexidade do procedimento são os mesmos, independentemente do tamanho da próstata do paciente.

Como a embolização reduz o tamanho da próstata?

Apesar de ser um método minimamente invasivo, a embolização apresenta altas taxas de eficácia após a realização. Por meio de um conjunto de cateteres inserido por um acesso na artéria do punho ou da virilha, o médico é capaz de injetar pequenas partículas na região das artérias prostáticas e obstruir o fluxo de sangue na região. Todo o procedimento é realizado por meio de imagens em tempo real.

Com menos sangue alimentando a próstata, ela diminuirá de tamanho, deixando de pressionar o canal da uretra (por onde passa a urina) e a parede da bexiga, ocasionando o alívio dos sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna.

Quem realiza a embolização das artérias prostáticas?

A embolização da HPB é realizada por um radiologista intervencionista especializado neste tipo de procedimento e credenciado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

No Portal Dica Médica é possível entrar em contato com médicos especializados no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna e realizar a embolização da próstata em diversas regiões do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × três =