Embolização de aneurisma cerebral

Aneurisma cerebral é uma dilatação anormal localizada em determinado ponto de artérias cerebrais, que em algum momento pode vir a romper, causando uma hemorragia e, consequentemente, sequelas como lesões cerebrais. Atualmente a embolização de aneurisma cerebral é a técnica de escolha para o tratamento dessa enfermidade.

Estima-se que uma a cada quinze pessoas desenvolva um aneurisma cerebral durante sua vida, dependendo de determinadas características genéticas, em alguns países esta prevalência é ainda maior.

Na maioria das vezes, os aneurismas não dão sintomas até que ocorra ruptura e sangramento, quando geralmente se manifestam pela hemorragia subaracnóide (HSA), a qual é uma situação clínica grave e uma urgência médica.

A cirurgia de Embolização é um procedimento que acessa a área de tratamento por dentro dos vasos sanguíneos (endovascular), sendo utilizada para tratar a maioria das doenças cerebrovasculares, como malformações arteriovenosas e aneurismas cerebrais.

A Embolização de aneurisma cerebral é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado em sala de hemodinâmica, que consiste em ocluir seletivamente a dilatação aneurismática com micromolas (1* na imagem) de platina, podendo ainda ser utilizado “stent” (2* na imagem) e/ou balão de remodelagem.

A oclusão e exclusão endovascular dos aneurismas cerebrais permite uma abordagem terapêutica eficaz e segura, associada a menores taxas de morbidade e de mortalidade.

No entanto, a melhor escolha terapêutica entre as modalidades, cirúrgica ou endovascular, deverá ser analisada de forma multidisciplinar levando-se sempre em conta o melhor tipo de abordagem para cada tipo de aneurisma e de paciente.

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

14 respostas

  1. Boa tarde Sra. Sônia! Sua dúvida é bastante pertinente. Depende muito dos sintomas da senhora, da localização desse aneurisma e do tempo que demorará a fila do SUS. Sugiro a senhora conversar com o médico que lhe indicou esse tratamento ou então consultar um médico particular.

  2. estou com um aneurisma cerebral sacular de 6x6x5 na carótida esquerda, e não estou conseguindo tratamento pois a fila pro neurocirurgião está com 876 pessoas em minha frente, será que consigo esperar, estou bem desesperada

  3. Boa noite Sra. Sandra, tudo bem? As informações procedem sim. O exame padrão-ouro (melhor) para controle de aneurismas é a arteriografia cerebral. Mesmo a angiorresonância estando normal, por vezes pode haver um pequeno erro por conta dos artefatos das molas e stents que foram colocados.

  4. Fiz uma embolizacao em out/2021 de aneurisma cerebral de carotida interna. Fiz 1 angiiressonancia com 6 meses e agora outra, 2,5 anos apos o procedimento. Laudo positivo, sem sinal de colo residual. Tenho que fazer acompanhamento por arteriografia? O medico que fez o procedimento é de outra cidade e disse ser necessário uma arteriografia 2 anos apos a embolizacao e dai eu teria alta definitiva Isso procede? Como é feito o acompanhamento da embolizacao? O aneurisma tinha 6mm e foram colocadas 5 molas e 1 stent. Obrigada

  5. Sra. Maria da Glória, obrigado pelo contato. Recomendamos que a senhora consulte com seu médico novamente para avaliação dos seus sintomas. Ficamos à disposição.

  6. Meu filho passou mal com uma dor de cabeça muito forte a alguns dia e descobrimos que ele estava com uma lesão no cérebro causa é uma malformação arteriovenosa,ele fez embolização para correção mas não foi totalmente corrigido o problema ele tem retorno com três meses.
    Gostaria de saber se tem alguma restrição em questão de atividades do dia a dia que ele não possa fazer e se pode ir a escola normalmente,o médico não me tirou essas dúvidas.

  7. Olá Sra. Patrícia, tudo bem? A resposta para a sua pergunta é sim. Mesmo tendo tido êxito no seu procedimento há chances de recidiva, isso depende de diversos fatores, tais como o tamanho da fístula, a localização, o vaso acometido, fatores de risco, entre outros. O ideal é fazer um acompanhamento anual com algum exame de imagem, seja ele angiotomografia, angiorressonância ou angiografia. Nesse caso vale a pena fazer seguimento com o seu médico.

  8. Em 2020 fiz embolização de fistula carotida carvenosa, com hystoacril durante esse período até agora só fiz uma tomografia, a risco de voltar?

  9. Boa noite, a 4 anos fui encaminhada para fazer uma ressonância magnética do crânio onde descobriram um aneurisma cerebral do lado esquerdo…
    Gostaria que me indicassem um profissional que faça arteriografia, mais próximo de Santa Maria RS…
    Um médico daqui me pediu para fazer esse exame e não encontrei onde fazer…

  10. Bom dia Sra. Mara, tudo bem? Pelas informações que a senhora nos passou não temos como afirmar de que está tudo bem. Esses sintomas as quais refere não são comuns no pós tratamento, sendo assim sugerimos que a senhora retorne em seu médico com urgência para melhores esclarecimentos.

  11. Ja fazer um mês que foi feita. Um
    Embolização e até hoy minha cabeça doe todos os dias e. Normal isso ? Têm. Molas. Têm esfera o médico me deu toda garantia mas foi. De. Mas tenho , vontade. De vomitar suor. Frio será. Normal??

  12. Muito boa explicação.
    Tira dúvida sobre o aneurisma ser no topo da artéria carótida interna esquerda .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta com um especialista

Inscreva-se em nossa newsletter

Verifique o número digitado
Campo obrigatório
Campo é obrigatório!
Campo é obrigatório!

Favor preencher os seus dados

Por favor, selecione uma das opções de contato abaixo: