Tratamento de dores nos nervos intercostais

Dores na região das costelas podem ser causadas por condições que afetam os nervos intercostais. Um procedimento bastante eficaz para acabar com elas é a neurólise destes nervos .

Com o auxílio de uma agulha guiada por imagens em tempo real, o médico intervencionista injeta anestésicos, corticoides ou outras substâncias para desativar a sensibilidade deste nervo e acabar com a dor. O procedimento pode ser realizado sem a necessidade de internação, apenas com anestesia local.

nervos intercostais

A dor nestes nervos pode se manifestar como consequência de cânceres que envolvem a região torácica, em casos pós-operatórios e até mesmo devido à fratura de uma costela, que é o caso destas imagens de ultrassom em um procedimento.

Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

13 respostas

  1. Bom dia Sr. Lucimar! Sabemos como são horríveis essas dores de nervo. Existem técnicas modernas atuais que inativam esses nervos, conhecidas como neurólises. Podem ser realizadas de forma minimamente invasiva, sem cirurgias.
    Sugiro ao senhor marcar uma consulta com um dos médicos Intervencionistas em Dor do próprio portal Dica Médica nesse link [médicos da dor]

  2. Boa noite doutor tenho negralgia intercostal virou dor crônica não aguento de dor já tomei tudo não passa tem como operar tirar esse nervo

  3. Boa tarde Juscilene, tudo bem? Nesse caso é possível realizar sim uma analgesia e anestesia do nervo. Os médicos especialistas que realizam esse tipo de procedimento costumam ser Médicos da Dor, Radiologistas Intervencionistas, Anestesistas e Ortopedistas.

  4. Dr. minha mãe retirou um pulmão. A a incisão foi feitas nas costas. Um pedaço da costela foi retirado. Vinte anos após, ela começou a sentir choque na região do nervo intercostal (do lado da cirurgia).
    Qual especialista realiza esse procedimento de desativar a sensibilidade deste nervo?

  5. Boa noite…fiz uma simpatectomia das axilas em 2016 e depois cirurgia não consegui respirar parece que falta o ar, fui para hospital e deram remédio para dor, não tem o que fazer é sequela da cirurgia dor intercostal, hoje a dor aumentou dói muito as costas e a dor no peito, qual especialista devo procurar para tratar pfv???

  6. Olá Sra. Flávia, tudo bem? Encaminhamos suas dúvidas e anseios para os nossos médicos especialistas. Acredito que eles poderão lhe auxiliar com novas técnicas existentes para tratamento das dores intercostais.
    Qualquer dúvida pode nos retornar.

  7. Olá, há 9 meses fiz uma toracotomia, técnica XLift, para retirada de uma hérnia calcificada em T11. Para o acesso, foi necessária a retirada de parte da 10ª costela. Desde então fiquei com uma dor horrível que sai das costas e vem até o umbigo e incha o abdômen. Segundo o ortopedista foi uma lesao de nervo intercostal e nao há mais o que fazer. Porém minha vida parou. Não consigo trabalhar e sequer realizar tarefas cotidianas como lavar uma louça. O que posso fazer por favor? Grata

  8. Ola,

    Fiz uma toracoscopia, e estou com dor entre os seios, bem na costela, será que pode ser a inflamaçao deste nervo?

  9. Boa noite Sr. Augusto, tudo bem?
    Excelente pergunta! Quando realizada a neurólise o nervo pode perder momentaneamente ou definitivamente a sua função, seja parcial ou total. No caso dos nervos intercostais, por serem nervos sensitivos, o objetivo é causar a cessação da dor, ou seja, ele não emitir mais impulsos álgicos (de dor). Sendo assim, não há nenhum prejuízo funcional.

  10. Olá Sr. Ricardo, boa noite.
    O bloqueio intercostal não irá aumentar a sua dor, ele justamente serve para provocar um efeito de “anestesia” enquanto a medicação estiver atuando. O que geralmente acontece é a dor retornar assim que passar o efeito do anestésico. Nesses casos se for comprovada que a sua dor tem origem no nervo, poderá ser realizado um outro procedimento chamado de neurólise. Esse último tem por objetivo provocar a “destruição” do nervo, para que ele não volte a doer.

  11. Após uma toracotomia aberta no lado esquerdo fiquei com uma dor crônica e vou realizar bloqueio do nervo intercostal, minha dúvida é se essa aplicação pide aumentar a dor, piorar minha dor ao invés de melhorar??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta com um especialista

Inscreva-se em nossa newsletter

Verifique o número digitado
Campo obrigatório
Campo é obrigatório!
Campo é obrigatório!

Favor preencher os seus dados

Por favor, selecione uma das opções de contato abaixo: