A biópsia de próstata é o único procedimento capaz de confirmar o câncer na próstata e ela é feita de forma minimamente invasiva, por meio de um aparelho de ultrassom no formato de uma caneta, que permite a passagem de uma agulha especial para a remoção de pequenos fragmentos a serem analisados.
⠀
* Quando é indicado?
⠀
Se o médico urologista detectar alteração no exame de PSA ou algum nódulo durante o exame de toque, é solicitada a biópsia para analisar o material. Exames complementares, como a ressonância magnética, também podem ser solicitados.
⠀
* Como é feito o procedimento?
⠀
O paciente é submetido à sedação e dorme por cerca de 30 minutos, sem sentir dor ou desconforto durante a realização. Com o auxílio da sonda de ultrassom, que orienta o exame por imagem, uma agulha coleta múltiplos fragmentos da próstata. Eles são armazenados e enviados para análise laboratorial.
⠀
# Resultados
⠀
Além do câncer de próstata, o resultado da biópsia pode diagnosticar inflamações ou hiperplasia benigna da glândula.
⠀
# Números no Brasil
⠀
O Instituto Nacional do Câncer estima que em 2020 serão diagnosticados mais de 65 mil casos de câncer de próstata no país. Cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.
⠀
* Conte com a gente
⠀
O portal Dica Médica tem profissionais especializados neste e em muitos outros tipos de procedimento. Clique aqui e procure o seu médico mais próximo!