A embolização pré-operatória para o tratamento de Angiofibroma Nasal Juvenil é mais uma importante aplicação dos procedimentos da Medicina Intervencionista. Mas essa não é uma doença que afeta todas as pessoas. Ela acomete principalmente adolescentes e homens jovens. Trata-se de um tumor que cresce na cavidade nasal. Ele é benigno, não se espalhando para outras regiões do corpo.
Sintomas de angiofibroma nasal juvenil
Os sintomas causados por esta doença estão relacionados à obstrução nasal e ao fato de o tumor ser bastante vascularizado:
– Obstrução nasal unilateral ou bilateral
– Hemorragias nasais espontâneas
– Dores de cabeça
– Perda de audição
Tratamentos
A melhor alternativa é a remoção cirúrgica quando o tumor cresce de forma exagerada. No entanto, o risco de hemorragias graves existe, devido ao fato de haver uma grande quantidade de vasos sanguíneos no tumor. Por isso, a embolização pré-operatória é necessária.
Por meio de um microcateter inserido de forma minimamente invasiva e guiado por imagens em tempo real, o médico intervencionista consegue injetar substância que irão obstruir o fluxo sanguíneo das artérias que nutrem o tumor, facilitando a ressecção cirúrgica.