Infiltração para controle da dor

infiltracoes

A infiltração para controle da dor é um procedimentos muito eficaz. Na Radiologia Intervencionista, o médico utiliza métodos de imagem em tempo real, como o ultrassom, para aumentar ainda mais a eficácia do tratamento.

Resumidamente, a infiltração é uma injeção de medicamentos (como anestésicos, corticoides, ácido hialurônico e soluções ortobiológicas) que irão agir no local da dor para diminuir o desconforto na região afetada.

Elas podem ser feitas em várias partes do corpo, como:

  • Músculos e tendões
  • Coluna
  • Ombro
  • Cotovelos, punhos e mãos
  • Quadril
  • Joelhos, pés e tornozelos
  • Entre outros

A grande vantagem do procedimento realizado com imagens em tempo real é o grau maior de acerto, pois o médico é capaz de levar a agulha até o ponto exato de interesse.

Como atua a Radiologia Intervencionista?

A Radiologia Intervencionista é uma área nova, que alia tecnologia e medicina para oferecer tratamentos minimamente invasivos aos pacientes.

Por meio de procedimentos guiados por imagens em tempo real (raio x, ultrassom, tomografia, ressonância), o médico especialista nesta área consegue localizar o ponto exato para a realização do procedimento.

A maior parte dos procedimentos é feito por meio de agulhas e cateteres. Nos cateterismo, um cateter é inserido por meio de um pequeno furo (na região da virilha ou do punho) e navegado pelas artérias até chegar ao local desejado. Outros procedimentos são realizados apenas com agulhas, também orientadas por imagem, como na infiltração para controle da dor.

Geralmente, os procedimentos da medicina intervencionista são realizados apenas com anestesia local ou uma leve sedação. Devido a tudo isso, geralmente o paciente recebe alta após poucas horas de observação.

Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + quinze =