Tratamento de dores nos nervos intercostais

Dores na região das costelas podem ser causadas por condições que afetam os nervos intercostais. Um procedimento bastante eficaz para acabar com elas é a neurólise destes nervos .

Com o auxílio de uma agulha guiada por imagens em tempo real, o médico intervencionista injeta anestésicos, corticoides ou outras substâncias para desativar a sensibilidade deste nervo e acabar com a dor. O procedimento pode ser realizado sem a necessidade de internação, apenas com anestesia local.

nervos intercostais

A dor nestes nervos pode se manifestar como consequência de cânceres que envolvem a região torácica, em casos pós-operatórios e até mesmo devido à fratura de uma costela, que é o caso destas imagens de ultrassom em um procedimento.

Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

9 respostas

  1. Boa noite…fiz uma simpatectomia das axilas em 2016 e depois cirurgia não consegui respirar parece que falta o ar, fui para hospital e deram remédio para dor, não tem o que fazer é sequela da cirurgia dor intercostal, hoje a dor aumentou dói muito as costas e a dor no peito, qual especialista devo procurar para tratar pfv???

  2. Olá Sra. Flávia, tudo bem? Encaminhamos suas dúvidas e anseios para os nossos médicos especialistas. Acredito que eles poderão lhe auxiliar com novas técnicas existentes para tratamento das dores intercostais.
    Qualquer dúvida pode nos retornar.

  3. Olá, há 9 meses fiz uma toracotomia, técnica XLift, para retirada de uma hérnia calcificada em T11. Para o acesso, foi necessária a retirada de parte da 10ª costela. Desde então fiquei com uma dor horrível que sai das costas e vem até o umbigo e incha o abdômen. Segundo o ortopedista foi uma lesao de nervo intercostal e nao há mais o que fazer. Porém minha vida parou. Não consigo trabalhar e sequer realizar tarefas cotidianas como lavar uma louça. O que posso fazer por favor? Grata

  4. Ola,

    Fiz uma toracoscopia, e estou com dor entre os seios, bem na costela, será que pode ser a inflamaçao deste nervo?

  5. Boa noite Sr. Augusto, tudo bem?
    Excelente pergunta! Quando realizada a neurólise o nervo pode perder momentaneamente ou definitivamente a sua função, seja parcial ou total. No caso dos nervos intercostais, por serem nervos sensitivos, o objetivo é causar a cessação da dor, ou seja, ele não emitir mais impulsos álgicos (de dor). Sendo assim, não há nenhum prejuízo funcional.

  6. Olá Sr. Ricardo, boa noite.
    O bloqueio intercostal não irá aumentar a sua dor, ele justamente serve para provocar um efeito de “anestesia” enquanto a medicação estiver atuando. O que geralmente acontece é a dor retornar assim que passar o efeito do anestésico. Nesses casos se for comprovada que a sua dor tem origem no nervo, poderá ser realizado um outro procedimento chamado de neurólise. Esse último tem por objetivo provocar a “destruição” do nervo, para que ele não volte a doer.

  7. Após uma toracotomia aberta no lado esquerdo fiquei com uma dor crônica e vou realizar bloqueio do nervo intercostal, minha dúvida é se essa aplicação pide aumentar a dor, piorar minha dor ao invés de melhorar??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados