Tratamento de dores nos nervos intercostais

nervos intercostais

Dores na região das costelas podem ser causadas por condições que afetam os nervos intercostais. Um procedimento bastante eficaz para acabar com elas é a neurólise destes nervos .

Com o auxílio de uma agulha guiada por imagens em tempo real, o médico intervencionista injeta anestésicos, corticoides ou outras substâncias para desativar a sensibilidade deste nervo e acabar com a dor. O procedimento pode ser realizado sem a necessidade de internação, apenas com anestesia local.

nervos intercostais

A dor nestes nervos pode se manifestar como consequência de cânceres que envolvem a região torácica, em casos pós-operatórios e até mesmo devido à fratura de uma costela, que é o caso destas imagens de ultrassom em um procedimento.

Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.

2 respostas

  1. Após uma toracotomia aberta no lado esquerdo fiquei com uma dor crônica e vou realizar bloqueio do nervo intercostal, minha dúvida é se essa aplicação pide aumentar a dor, piorar minha dor ao invés de melhorar??

    1. Olá Sr. Ricardo, boa noite.
      O bloqueio intercostal não irá aumentar a sua dor, ele justamente serve para provocar um efeito de “anestesia” enquanto a medicação estiver atuando. O que geralmente acontece é a dor retornar assim que passar o efeito do anestésico. Nesses casos se for comprovada que a sua dor tem origem no nervo, poderá ser realizado um outro procedimento chamado de neurólise. Esse último tem por objetivo provocar a “destruição” do nervo, para que ele não volte a doer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − dez =