Dores na região das costelas podem ser causadas por condições que afetam os nervos intercostais. Um procedimento bastante eficaz para acabar com elas é a neurólise destes nervos .
Com o auxílio de uma agulha guiada por imagens em tempo real, o médico intervencionista injeta anestésicos, corticoides ou outras substâncias para desativar a sensibilidade deste nervo e acabar com a dor. O procedimento pode ser realizado sem a necessidade de internação, apenas com anestesia local.
A dor nestes nervos pode se manifestar como consequência de cânceres que envolvem a região torácica, em casos pós-operatórios e até mesmo devido à fratura de uma costela, que é o caso destas imagens de ultrassom em um procedimento.
Para saber mais sobre procedimentos minimente invasivos confira o site do Dica Médica.
2 respostas
Após uma toracotomia aberta no lado esquerdo fiquei com uma dor crônica e vou realizar bloqueio do nervo intercostal, minha dúvida é se essa aplicação pide aumentar a dor, piorar minha dor ao invés de melhorar??
Olá Sr. Ricardo, boa noite.
O bloqueio intercostal não irá aumentar a sua dor, ele justamente serve para provocar um efeito de “anestesia” enquanto a medicação estiver atuando. O que geralmente acontece é a dor retornar assim que passar o efeito do anestésico. Nesses casos se for comprovada que a sua dor tem origem no nervo, poderá ser realizado um outro procedimento chamado de neurólise. Esse último tem por objetivo provocar a “destruição” do nervo, para que ele não volte a doer.