Punção aspirativa por agulha fina na tireoide

Punção Aspirativa por Agulha Fina na tireoide

Nódulos na tireoide estão presentes em boa parte da população mundial, mas é uma minoria destes casos que apresenta o câncer. Ainda assim, é muito importante a avaliação médica para que sejam descartadas as neoplasias malignas. Para isso, existe a Punção Aspirativa por Agulha Fina na tireoide.

Um das formas de avaliar o material de um nódulo é a PAAF, onde se retira pequenas células do nódulo orientado por ultrassonografia. O exame é semelhante a uma retirada de sangue, porém na região no pescoço.

Quando realizar a Punção Aspirativa por Agulha Fina na tireoide?

Existem diretrizes que orientam sobre a realização deste procedimento no paciente de acordo com o tamanho do nódulo, o histórico de propensão ao desenvolvimento de doença na tireoide, entre outros fatores relacionados.

A PAAF comumente é indicada em nódulos sólidos ou mistos medindo 1 cm ou mais, aliados a suspeita de acordo com a ultrassonografia.

Se o seu médico indicar uma PAAF, os médicos intervencionistas são especializados na realização deste tipo de procedimento. Encontre aqui o seu médico mais próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × cinco =