Como é feita a embolização de angiomiolipoma?

O angiomiolipoma é o tumor benigno mais comum do rim, entretanto pode gerar um grande desconforto. Dependendo do tamanho ele pode causar dores abdominais e provocar sangramentos no interior do abdome e na urina.

Quando o tumor mede mais de 4 cm, a embolização de angiomiolipoma é um tratamento minimamente invasivo bastante eficaz no tratamento deste problema.

Por meio de um cateter guiado por imagens em tempo real por dentro dos vasos sanguíneos, o médico radiologista intervencionista injeta pequenas partículas para obstruir o fornecimento de sangue no tumor, resultando em redução do seu tamanho e menos riscos de complicações.

O procedimento é realizado com anestesia local, sem a necessidade de cortes, permitindo uma rápida recuperação.

Como é feita a embolização de angiomiolipoma?

A embolização do angiomiolipoma renal é um procedimento minimamente invasivo, em que o paciente consegue reduzir o tamanho do tumor. Por meio de um pequeno furo na região da virilha ou do punho, o médico é capaz de inserir um cateter guiado por imagens em tempo real até as artérias que irrigam os rins. Neste ponto, ele irá injetar micropartículas que irão obstruir o fornecimento de sangue, causando a redução do tamanho do tumor.

O procedimento pode ser realizado apenas com anestesia local ou leve sedação, com o paciente recebendo alta após algumas horas em observação. Depois de um dia de repouso já é possível retornar às atividades rotineiras.

Quem realiza o procedimento?

A embolização de angiomiolipoma renal é realizada por um radiologista intervencionista especializado neste tipo de procedimento e credenciado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

No Portal Dica Médica você pode encontrar profissionais especializados neste e em outros tipos de procedimentos na nossa página de Médicos.

 

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas ou agende uma consulta com um médico especialista

Favor preencher os seus dados