A drenagem dos ductos biliares é um procedimento realizado quando há alguma obstrução no fluxo da bile. Esse vídeo abaixo é um exame de diagnóstico por contraste. As linhas pretas se formam com o avanço de uma substância injetada no paciente para revelar essas obstruções, estreitamentos (estenoses) ou outras lesões.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Medicina Intervencionista (@integra.intervencionista) em
Quando a bile fica represada dentro do fígado e sem seu fluxo normal de vazão, a pessoa pode apresentar sintomas de icterícia e colangite: fezes esbranquiçadas, urina escura, amarelamento da pele, entre outros perigos ao organismo.
Neste caso em questão, o paciente passou por três abordagens cirúrgicas antes de ser submetido a um procedimento da Medicina Intervencionista. Depois de identificar precisamente o local do estreitamento do ducto, conseguimos inserir um dreno dentro da via obstruída, o que possibilita a passagem normal da bile do fígado para o intestino, o que resulta na diminuição dos sintomas e na melhora da qualidade de vida.
A drenagem biliar é indicada para causas benignas, como esta, ou até mesmo para lesões malignas, como tumores.
Siga acompanhando nossas redes sociais e acesse nosso site para saber como a Medicina Intervencionista pode atuar para cuidar da saúde das pessoas!