A maioria dos tumores (ou nódulos) identificados nas pessoas são benignos, isto é, são tumores que quase sempre crescem lentamente e não invadem tecidos vizinhos ou se espalham para regiões distantes do corpo, fato esse conhecido como metástase.
Já o tumor maligno, ou neoplasia maligna, é mais popularmente chamada de Câncer. O tumor maligno se diferencia do benigno por apresentar maiores chances de crescimento rápido e desorganizado das células e, especialmente, por possuir a capacidade de infiltrar órgãos adjacentes e de gerar metástases.
Atualmente com os avanços dos exames de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e da Medicina Nuclear, em grande parte das vezes é possível determinar se um tumor é benigno ou maligno.
A confirmação do diagnóstico e detalhamento do tipo de célula causadora do tumor é possível através de um procedimento chamado de biópsia.
A biópsia percutânea guiada por métodos de imagem, realizadas por médicos radiologistas intervencionistas, costuma ser a técnica mais utilizada para confirmação na suspeita de câncer.
Nessa matéria você pode conhecer mais à respeito desse procedimento e encontrar um médico mais próximo de você.