* Procedimento realizado desde os anos 1920 e desenvolvido pelo médico português Antônio Egas Moniz (ganhador do Prêmio Nobel), a angiografia cerebral (ou arteriografia cerebral) é um procedimento minimamente invasivo que é realizado para ajudar na detecção de anomalias nos vasos sanguíneos cerebrais.
⠀
* Como é realizado?
⠀
Uma pequena punção é realizada na virilha ou no punho, por onde serão introduzidos cateteres no interior das artérias e conduzidos até o pescoço ou o cérebro, com imagens em tempo real que ajudarão o radiologista intervencionista a orientar o posicionamento dos cateteres. Nesta região será injetado uma substância de contraste em uma artéria que irriga o cérebro, revelando assim o padrão do fluxo sanguíneo da região.
⠀
* Por que fazer?
⠀
Geralmente indicado por um médico neurologista ou neurocirurgião, este procedimento é uma das melhores formas para diagnóstico dos vasos sanguíneos. É importante para o esclarecimento de doenças vasculares cerebrais (como aneurismas cerebrais, dissecções, tromboses, malformações artério-venosas, fístulas durais, entre outras), assim como doenças das artérias do pescoço (estenoses de artérias carótidas e do sistema vértebro-basilar).
⠀
⏱️ Rápida recuperação
⠀
Por ser um procedimento minimamente invasivo, após a angiografia cerebral é necessário o repouso do paciente por cerca de seis horas após o término do exame, com alta geralmente prevista após este período.
⠀
* Conte com a gente
⠀
A equipe do Dica Médica conta com médicos especialistas aptos a realizar este e muitos outros procedimentos. Entre em contato conosco e agende sua consulta!
⠀