Próstata aumentada? Avalie o nível dos seus sintomas da HPB

Você já ouviu falar no IPSS? Esse é um questionário que o paciente pode responder para avaliar o nível de seus sintomas relacionados ao crescimento da próstata, que provoca a Hiperplasia Prostática Benigna. Em outras palavras, é uma calculadora para sintomas de HPB.

O IPSS (International Prostate Symptom Score) é um modelo internacional para avaliar o nível de acometimento do paciente como consequência desta patologia, conforme a própria percepção dos sintomas.

O questionário é composto por 7 questões, cada uma com opções que variam de 0 a 5 pontos. Quanto maior o resultado, menor é a qualidade de vida do paciente. Conforme a pontuação, é possível ter um panorama prévio da situação do paciente: leve (0 a 7 pontos), moderada (8 a 19 pontos) ou grave (20 a 35 pontos).

Essa informação será importante para ajudar a estabelecer juntamente com o paciente o tipo de tratamento, que poderá ser de apenas observação, uso de medicamentos, ou ainda, técnicas cirúrgicas ou intervencionistas. Atualmente, a radiologia intervencionista é capaz de auxiliar no tratamento da HPB com a realização da embolização das artérias da próstata (LINK), um método minimamente invasivo e eficaz para este tipo de enfermidade.

Clique aqui para responder ao IPSS e calcular o nível dos sintomas de HPB

Quando há a suspeita da hiperplasia prostática benigna, exames complementares podem ser solicitados, como análises da urina e do antígeno específico da próstata (PSA). O nível do PSA pode aparecer elevado tanto para casos de HPB quanto no câncer de próstata. Ainda podem ser solicitados outros exames, por exemplo a urofluxometria (que mede a volume e tempo do fluxo de urina) e a ressonância da próstata.

A embolização da HPB é realizada por um radiologista intervencionista especializado neste tipo de procedimento e credenciado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

No Portal Dica Médica é possível entrar em contato com médicos especializados no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna e realizar a embolização da próstata em diversas regiões do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − seis =