Sumário
Sumário

O que é a Embolização Prostática?

A embolização prostática (ou embolização da próstata), é um procedimento minimamente invasivo, ou seja, realizado sem a necessidade de cortes. 

O procedimento é realizado por meio de um conjunto de cateteres que são introduzidos por meio de um pequeno furo (punção) feito na artéria da virilha ou do punho do paciente. 

Consequentemente, a recuperação do paciente é mais rápida, já que foi evitada uma intervenção cirúrgica tradicional, além do benefício da grande redução dos riscos inerentes a este tipo de procedimento médico

[Se você é profissional da saúde e quer ler esse artigo em uma linguagem mais técnica clique aqui]

Para quem a Embolização é uma boa opção de tratamento?

Atualmente com o avanço tecnológico há diversas técnicas para o tratamento da próstata aumentada e é muito importante conhecer os pontos positivos e negativos de cada tipo de procedimento, já que existem métodos mais e menos invasivos. 

De modo geral a embolização é uma boa opção nessas situações:

  • Pacientes com sintomas urinários moderados ou severos;
  • Pacientes com próstatas grandes (maiores do que 50 gramas);
  • Pacientes que não desejam realizar tratamentos cirúrgicos (RTU, greenlight, holep, prostatectomia, entre outros);
  • Pacientes que tem receio de apresentar ejaculação retrógada (popularmente conhecido como osgarmo seco);
  • Pacientes que apresentam efeitos colaterais com o uso das medicações para tratamento da HPB;
  • Pacientes com comorbidades cardíacas, pulmonares ou renais;
  • Pacientes que utilizam medicações que afinam o sangue (anticoagulantes e antiagregantes plaquetários).
embolização incontinência urinária

Como é o procedimento de embolização prostática ?

O paciente recebe anestesia local na região onde será feita a punção, que é um pequeno furo por onde será introduzido o cateter. Geralmente essa punção é realizada na virilha ou no punho.  

Depois de puncionada a artéria do paciente, um cateter de 1,7 milímetro é inserido e direcionado pelo médico intervencionista até as artérias que levam sangue para a região pélvica do paciente guiando-se com imagens em tempo real (imagens de raio-x com aparelho de hemodinâmica). 

A partir daí um cateter minúsculo (com menos de 1 milímetro de diâmetro) é posicionado dentro das artérias que levam o sangue para a próstata.

Embolizacao da prostata

Nesse local são injetadas pequenas partículas de gelatina que  irão obstruir o fluxo sanguíneo da região crescida da próstata que causa a HPB. 

A próstata recebendo menos sangue irá murchar, diminuindo o seu tamanho e aliviando os sintomas urinários.

Todo o procedimento de embolização é indolor e dura em média duas horas.

* No vídeo abaixo você pode conferir detalhes de como o procedimento de Embolização da Próstata é realizado. 

Resultados esperados com a embolização da HPB

A próstata recebendo menos sangue após a embolização irá murchar (como se fosse uma ameixa seca), diminuindo o seu tamanho, e consequentemente, desobstruindo o canal da uretra, diminuindo ou cessando completamente os sintomas.

A taxa de sucesso clínico (quando os pacientes sentem-se satisfeitos com o resultado) é superior a 90%, mesmo nos casos de próstatas bastante grandes (maiores que 80 gramas). 

A melhora dos sintomas tem uma duração média de 5 anos, porém podem permanecer por mais tempo variando conforme idade, tamanho da próstata e os sintomas apresentados.

A embolização pode ser repetida sempre que necessário e não causa nenhuma interferência caso outro procedimento venha a ser realizado posteriormente.

Após a embolização a próstata reduz o seu tamanho médio em até 40-50%.

A redução do tamanho inicia por volta de 20 dias e ocorre até os 6 meses após o procedimento. 

Recuperação após a embolização prostática

O paciente que realiza a embolização prostática permanece em observação pelo período de quatro a seis horas. Depois disso, ele é liberado para retornar para casa. 

Geralmente, o homem está apto para retornar ao trabalho no dia seguinte ao procedimento, recomendando-se ficar sete dias sem realizar atividades físicas intensas.

Na primeira semana após a embolização podem ocorrer o sintomas leves, como aumento da frequência urinária, ardência ao urinar, dificuldade em conter a urina, dor sobre a bexiga.

A embolização não altera a ereção e mantém preservadas a ejaculação e a continência urinária sendo esses os principais benefícios em relação aos demais procedimentos.

A embolização é o melhor tratamento pra mim?

O tratamento ideal para um paciente é sempre algo muito particular e depende de muitas variáveis. Para dar uma orientação responsável, a recomendação é que faça uma consulta com um médico especialista em radiologia intervencionista. 

O Portal Dica médica seleciona profissionais qualificados, certificados e experientes para ajudar os pacientes a fazer esta avaliação se o tratamento seria adequado ao seu caso específico. 

Clique aqui para acessar nossa galeria com os principais questionamentos dos pacientes em relação à Embolização.

Esclareça suas dúvidas e encontre o médico mais perto de você. 

12 respostas

  1. Boa noite Sr. José, tudo bem?
    Seus sintomas são realmente compatíveis com próstata aumentada. Se mesmo com os medicamentos o senhor não está se sentindo bem seria interessante o senhor consultar o seu médico.

  2. Boa noite Sr. Valter, tudo bem? Existem diversas técnicas existentes para tratamento da próstata aumentada disponíveis no Brasil, destacando-se 3 grandes grupos:
    1) Técnicas endouretrais: nesse grupo se encontram a raspagem (RTU), greenlight, Holep, Rezum, iTind.
    2) Embolização da Próstata: técnica endovascular descrita nesse artigo.
    3) Cirurgias: remoção cirúrgica completa da próstata podendo ser por via aberta (tradicional), por vídeo ou robótica.

    Qualquer dúvida entre em contato com os médicos especialistas cadastrados no portal que irão lhe atender prontamente.

  3. Olá! Gostaria de saber quais são os tipos de procedimentos(técnicas) disponíveis atualmente no Brasil.

  4. Boa noite Sr. Mauro, tudo bem? Muito obrigado pelas suas perguntas.
    Suas dúvidas são bastante pertinentes e tentarei esclarecê-las por aqui e pelo whatsapp que o senhor nos enviou.
    1) A próstata recebendo menos sangue irá murchar pois a parte mais vascularizada (com mais sangue) é justamente a parte que apresenta o crescimento, conhecimento como glândula central / zona de transição. Essa região que vai diminuir com a embolização, aliviando a compressão sobre uretra e bexiga, e consequentemente diminuir os sintomas. O restante da próstata permanece com uma irrigação suficiente para não “gangrenar” e não há problemas pois o corpo ajusta a sua irrigação conforme necessário.
    2) Em relação a durar “apenas 5 anos” não é bem assim. Como é um procedimento moderno no Brasil e no mundo (foi inventado no Brasil há cerca de uma década), não há como sabermos com exatidão por quantos anos os pacientes terão benefício. O que atualmente se sabe é que em pacientes que realizaram o procedimento há 10 anos, mais de 60% deles ainda se sentem muito bem. Em pacientes que realizaram há 5 anos, mais de 90% ainda se sentem bem. Esses resultados são bastante semelhantes às técnicas urológicas (RTU, Greenlight, entre outras). Um ponto importante da Embolização é que após esse período, se retornarem os sintomas, na grande maioria das vezes é possível refazer o procedimento. Espero ter lhe ajudado e fico à disposição.

  5. “próstata recebendo menos sangue irá murchar” esse murchar pode de alguma forma, com o tempo gangrenar a próstata por não estar mais recebendo sangue pelas suas artérias???
    outra pergunta: por que o tratamento dura somente cinco anos; o que ocorre para reverter o procedimento e voltar a inchar a próstata? pois o custo do procedimento é alto e cinco anos passa rápido!

  6. Boa noite Sr. Hélio, tudo bem?
    Temos sim. Podes entrar em contato conosco pelo whatsapp que lhe orientaremos melhor.

  7. Tudo bem Sr. Edson? É possível parcelar sim, dependendo da cidade em até 6-12 vezes. Atualmente temos médicos parceiros que realizam a Embolização em diversos estados do Brasil (região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). Vou lhe mandar um email com mais detalhes.

  8. Boa tarde, Dr. Edson<

    Gostaria de saber se há possibilidade de parcelamento para pagamento da embolizção prostática e qual o vosso endereço.

  9. Boa noite Sr. Edson, tudo bem?
    O investimento totalmente particular do procedimento de Embolização Prostática pode ter uma variação dependendo de paciente para paciente e da cidade / hospital. O custo médio com anestesia local fica aproximadamente R$20-25 mil reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favor preencher os seus dados